terça-feira, 6 de abril de 2010

COMO FUNCIONA O RELÓGIO BIOLÓGICO

 












O DESPERTAR - entre 7h e 8h
 
A partir de 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Horário ideal para acordar com facilidade.

O PRAZER - entre 9h e 10h

A hora é certa para folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neurotransmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado.

Por outro lado, também é a hora mais fértil da mulher.

O TRABALHO - entre 10h e 12h

O estado de vigilância atinge seu pico, e a memória está mais ativa. O organismo atinge sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração, marcar reuniões.

O DESCANSO - entre 12h e 13h

A moleza depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina, hormônio que acelera o ritmo cardíaco. Para retornar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

O MOVIMENTO - entre 15h e 16h

A forma física encontra seu apogeu, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Hora certa para os exercícios físicos.

"RUSH" - entre 18h e 19h

A partir das 18h o corpo fica particularmente vulnerável á poluição e ao monóxido de carbono. Convém limitar o consumo de cigarros e evitar os engarrafamentos. A capacidade intelectual atinge um novo pico. Hora certa para mandar as crianças fazerem lições de casa.

PILEQUE - entre 20h e 21h

Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar, é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

O SONO - a partir das 20h

A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas, é só às 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir; depois vêm outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia.

REGENERAÇÃO - entre 22h e 1h

Esta fase do sono é muito importante, porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, favorecendo a recuperação física. Esse hormônio também permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

Artigo extraído do livro "Você e seu sangue" - Heloísa Bernardes



     Posição Correta para dormir

3 comentários:

  1. Muito interessante... Tentar adaptar estes horários à nossa vida não é difícil, basta adaptação. Bjos minha querida.

    ResponderExcluir
  2. "Convém limitar o consumo de cigarros"

    cigarro para os macacos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails