quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gordura abdominal em crianças

Crianças que estão acima do peso e apresentam gordura abdominal, além de já apresentarem alterações precoces que indicam risco cardiovascular futuro, podem enfrentar maior probabilidade de ter enfraquecimento ósseo e maior risco de fraturas, segundo estudo publicado neste mês no Journal of Bone and Mineral Research.

Avaliando 140 crianças com idades entre 7 e 11 anos que não eram muito fisicamente ativas, os pesquisadores descobriram que 30% já apresentavam sinais de problemas na regulação do açúcar no sangue - aumentando os riscos de diabetes - e até 5% tinham menos massa óssea do que o normal. Entretanto, segundo os pesquisadores, o sobrepeso é relativo, sendo mais importante o acúmulo de gordura no abdome - comum em crianças com pré-diabetes, para os riscos de as crianças terem ossos mais fracos.

“Embora as crianças com sobrepeso possam ter mais massa óssea que as crianças de peso normal, isso pode não ser grande ou forte o suficiente para compensar seu maior peso”, destacou o pesquisador Norman Pollock. “Nossa maior janela de oportunidade para aumentar a força dos ossos e reduzir os risco de osteoporose é durante a infância, antes que a capacidade de formar massa óssea diminua”, explicou o especialistas. Para isso, ele destaca a importância dos exercícios regulares e de uma alimentação equilibrada na prevenção do diabetes e de problemas ósseos.


Fonte: UOL

Um comentário:

  1. Oi Aline, obrigado pela visita e pelo comentário no meu blog. Ainda sou novata nesse negócio de blog, mas estou me esforcando para postar assuntos interessantes. Acho o seu blog bem legal e muito bem montado. Parabéns. E parabéns tb pelo nosso dia amanha.
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails