quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A história de um Superalimento Natural

Embora não haja unanimidade, tudo indica que a Ásia é o continente de origem do alho, hoje cultivado e consumido em todo o mundo, na culinária e como produto terapêutico. O alho é formado por um bulbo arredondado (conhecido como cabeça), que é composto por 10 a 12 dentes (em média), envoltos por um casca fina, que pode ser branca, rosada ou roxa.

Nos últimos 4 mil anos da nossa história, o alho, também conhecido cientificamente como Allium sativu, tem sido procurado por seus poderes de cura, assim como tem servido para crenças e superstições – chegando hoje, a merecer uma reputação elevada, graças às muitas descobertas científicas acerca de suas qualidades.

Benefícios para a Saúde

O alho é carminativo e expectorante. Suas propriedades antimicrobianas e seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A, B2, B6, C) aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos.É indicado no tratamento de diversas moléstias, como gripe, coriza, resfriado, rouquidão. Atua com eficácia na prisão de ventre. Também é anti-séptico pulmonar, antiinflamatório, hipoglicemiante, tônico, antiplaquetário e antioxidante. Diminui o colesterol e é altamente indicado nos casos de diabetes, sinusite, hipertensão, garganta inflamada, asma, bronquite.

Ingerido como alimento, possui ação depurativa, diurética e digestiva. É um antibiótico natural. Previne tromboses, purifica as mucosas e evita a formação de catarro. Também tem efeito contra o excesso de ácido úrico, o reumatismo e arterioesclerose. Sugere-se que esses efeitos sejam obtidos com o consumo diário de dois a três dentes de alho.

O alho desidratado em pó é largamente usado na culinária, até pela facilidade de manuseio. É um produto concentrado: cerca de ¼ de colher de chá desse produto equivale a um dente de alho fresco.

Como comprar, Armazenar e Preparar o alho para consumo

Comprar: Verifique se as cabeças são redondas, sólidas, e cheias e com a parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos. Evite comprar cabeças de alho cujos dentes estejam soltos, moles ou murchos.

Armazenar: O alho deve ser tirado das réstias, caso contrário pode secar completamente e se perder. Guarde- o em local frio, seco e levemente arejado. Se for mantido em locais úmidos e quentes vai mofar rapidamente e murchar. Uma boa maneira de armazenar a cabeça inteira é colocá-la num recipiente de cerâmica com boa ventilação. Os dentes de alho descascados podem ser guardados inteiros e cobertos com azeite de oliva ou outro óleo que, além de conservar, pode ser usado na preparação de saladas ou alimentos cozidos, como arroz e legumes. Com todos os cuidados tomados na compra, é possível armazená-lo em casa por até um mês; com as condições adequadas pode chegar a dois meses. Alimento que leva alho e que será congelado deve ser preparado sem alho, acrescentando-o somente quando for ser descongelado e consumido. O alho não reage bem ao congelamento/descongelamento.

Preparar: Os dentes de alho podem ser usados inteiros, amassados ou em lâminas, dependendo da intensidade de aroma e sabor que se queira dar ao prato. O dente inteiro permite que o alho seja eliminado durante ou após o preparo, o que proporciona um resultado mais leve, não tão comprometido pelo sabor e aroma do alho.


Suco para combater pressão alta e má circulação

Ingredientes

1 pedaço pequeno de gengibre

2 dentes de alho

1 copo de suco de laranja natural


Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador e tomar pela manhã.


Fonte: Poder de Cura Alho

Um comentário:

  1. O alho é um produto com muitas boas características e uma bem interessante é o fato de possuir um antimicrobiano natural (alicina), ou seja, fazer preparações com alho, além de proporcionar um sabor agradável ainda protege esse alimento de algumas bactérias.
    E viva o alho!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails