quinta-feira, 15 de abril de 2010

Benefícios Nutricionais do Abacate


 Fruto originado do continente americano, o abacate é notadamente rico em gordura sendo fonte de ácido oleico e de calorias. Até pouco tempo atrás, seu consumo era vetado para portadores de obesidade, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares e outras patologias que estão associadas ao acúmulo de gordura no organismo, devido a inter-relação entre a alimentação e a origem destas doenças. Aproximadamente 70% do peso do abacate se refere à polpa do fruto. A composição centesimal média do abacate encontra-se descrita a seguir.
Composição centesimal média da polpa do abacate (100g)
Energia
171,3Kcal
Umidade
72,4%
Carboidratos
2,9g
Proteínas
1,6g
Lipídios
18,0g
Vitamina C
12 mg
Cinzas
1,0g
Fibras
2,3g

Fica evidente que o abacate é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e os lipídeos, além de contribuir com calorias. Mesmo sem poder ser considerado como fonte protéica, o abacate contém quantidades muito superiores às demais frutas neste quesito. Na composição lipídica, a quantidade de ácido oleico se destaca no abacate. Cabe enfatizar que, tanto a variedade como o clima de cultivo podem interferir no teor dos nutrientes do fruto.
Dessa forma:
"O consumo de abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas, especialmente nas cardiopatias, diabetes e dislipidemias. Sua composição é nutricionalmente interessante dada as quantidades significativas de ácido oleico, vitamina C, fibras, esteróis e mesmo calorias. Estudos comprovando os benefícios do consumo do fruto a longo prazo ainda são requeridos no sentido de reforçar seu papel terapêutico aqui descrito".
Cabe, finalmente, destacar que a introdução regular de abacate na alimentação deve ser feita sob acompanhamento nutricional, dada à elevada densidade calórica do fruto. Caso contrário, indesejáveis quilos podem surgir e, de certa forma dependendo do caso, comprometer a saúde.


2 comentários:

  1. Querida filha, teu blog esta fantastico!!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi li, muito legal teu blog hein... calculei meu imc e to um pouco abaio 18.07 tenho que cchegar a 55kg hahahah fala sobre alguma coisa que engorda aii.. bjusss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails