terça-feira, 8 de junho de 2010

Contribuição de vitaminas e oligoelementos para a função imune

A ingestão adequada de vitaminas é necessária para o sistema imunológico funcionar com eficiência.

A deficiência de micronutrientes suprime as funções imunes que afetam a resposta de células T inatas e a resposta adaptativa de anticorpos, levando a desregulação da resposta do hospedeiro. Isso aumenta a susceptibilidade às infecções, com aumento da morbidade e mortalidade.

Por sua vez, as infecções agravam as deficiências de micronutrientes, reduzindo a ingestão de nutrientes, aumentando as perdas, e interferindo na utilização das vias metabólicas. A ingestão insuficiente de micronutrientes ocorre em pessoas com distúrbios alimentares, em fumantes (ativos e passivos), em indivíduos que sofrem com alcoolismo crônico, em pacientes com determinadas doenças, durante a gravidez e lactação e nos idosos.

Com o envelhecimento, uma variedade de alterações são observadas no sistema imune, que se traduzem em resposta imunológica menos eficazes e aumento da suscetibilidade à infecções. Vitaminas antioxidantes e oligoelementos (vitaminas C, E, selênio, cobre e zinco) neutralizam eventuais danos provocados por espécies reativas de oxigênio aos tecidos celular e modulam a função imune celular através da regulação de fatores de transcrição redox-sensíveis, afetando a produção de citocinas e prostaglandinas.

A ingestão adequada de vitaminas B (6), folato, B (12), C, E e de selênio, zinco, cobre, ferro suporta uma resposta imune mediada por citocinas Th1 com produção suficiente de citocinas pró-inflamatórias, que mantém uma resposta imunológica eficaz, evitando a passagem de um anti-inflamatório de resposta mediada por células Th2 imune, além do aumento do risco de infecções extracelulares.

A suplementação com estes micronutrientes inverte a resposta imune mediada por células Th2 a uma resposta Th1 de citocinas pró-regulado, com a imunidade inata reforçada. Vitaminas A e D tem um papel importante tanto na mediação de células quanto na resposta imunológica humoral e apoio a um perfil de citocinas Th2 por anti-inflamatórios.

A deficiência de vitamina prejudica tanto a imunidade inata (regeneração epitelial da mucosa) quanto a resposta imune adaptativa à infecção, resultando em uma capacidade diminuída para combater patógenos extracelulares. A deficiência de vitamina D está relacionada com uma maior susceptibilidade a infecções devido à imunidade inata e localizada, prejudicada por defeitos de antígeno específico de resposta imune celular.

Portanto, o consumo inadequado e status destas vitaminas e minerais pode levar a imunidade suprimida, o que predispõe a infecções e agrava a desnutrição.


Fonte: Annals Of Nutrition & Metabolism

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails