sexta-feira, 11 de junho de 2010

Kiwi: inclua a fruta no cardápio e comprove seus benefícios

Um estudo realizado na Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, avaliou o valor nutricional de várias frutas para determinar, uma a uma, qual a mais nutritiva. A análise determinou a densidade nutritiva de 27 das frutas mais consumidas.

O experimento apontou o kiwi como a fruta com maior densidade nutritiva, ou seja, que possui uma maior quantidade de nutrientes por caloria. Entre as frutas analisadas, o alimento também foi o que obteve o mais alto nível de vitamina C - quase o dobro da laranja - e magnésio, mineral importante para a saúde cardiovascular.

O kiwi obteve ainda um nível superior às bananas em potássio. E mais: segundo o padrão da Food and Drug Administration (FDA) - órgão governamental americano responsável pelo controle dos alimentos - a fruta é considerada uma boa fonte de vitamina E, que também possui ação antioxidante e ajuda a combater os radicais livres. "A combinação da vitamina C com a vitamina E atua contra doenças cancerígenas, cardíacas e fortalece o sistema imunológico", explica a nutricionista Ana Claudia Montezino, de São Paulo.


De acordo com a médica nutróloga Jane Corona, a casca do kiwi também pode ser consumida, mas é indicada apenas na preparação de sucos. Ela é rica em clorofila, assim como sua polpa verde. Um estudo realizado pelo departamento de Nutrição da USP constatou os benefícios desta substância na dieta humana. A clorofila possui uma boa quantidade de ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio, minerais que protegem o sistema imunológico e neutralizam a acidez na corrente sanguínea - fator que deixa o organismo mais suscetível a doenças infecciosas, hepáticas e do envelhecimento. "A clorofila não é degradada durante o amadurecimento do fruto, como ocorre com as plantas", conta.

A nutróloga ainda explica que, por causa da vitamina C, o alimento oxida facilmente depois de cortado, perdendo boa parte dos nutrientes. No caso da bebida, não é aconselhável guardá-la na geladeira. Ela deve ser consumida logo após o preparo.

Fonte: Revista Vida Natural

Um comentário:

  1. Olá, vim conhecer seu espaço pois trabalho com perda de peso e transtornos alimentares. Achei bem interessante. Um bj

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails