terça-feira, 22 de junho de 2010

Exagero nas bebidas alcoólicas

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que quase um quinto da população brasileira exagera nas bebidas alcoólicas. Segundo dados levantados por telefone em entrevistas com 54 mil adultos, o número de pessoas que abusaram do álcool subiu de 2,7% de 2006 até 2009.

Para o ministério, foi considerado excesso de bebida alcoólica cinco ou mais doses na mesma ocasião em trinta dias para os homens, ou quatro ou mais doses, no caso das mulheres.

A coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde afirma que, considerando apenas a população masculina, o índice do Brasil (28,8%) é superior ao do Chile (17%), Estados Unidos (15,7%) e Argentina (14%).

“Esse nível de consumo de bebida é bastante elevado e preocupante, pois é fator de risco para acidentes de trânsito, violência e doenças. Mas nem sempre isso é lembrado porque o álcool está presente na cultura brasileira, associado ao lazer e à celebração”, diz.

Tabagismo e obesidade

Ainda segundo o Ministério da Saúde, de 2006 a 2009 o percentual de fumantes no Brasil caiu de 16,2% para 15,5%. Em 1989, 33% da população fumava, segundo o IBGE. 

Mas no mesmo período a proporção de pessoas com excesso de peso subiu bastante. A categoria “excesso de peso” engloba sobrepeso e obesidade. Sobrepeso é a situação em que o índice de massa corporal (IMC) é igual ou superior a 25 e menor que 29. A pessoa é obesa quando o IMC supera 29. O cálculo do índice é simples: divide-se o peso pelo quadrado da altura. Por exemplo, quem tem 1,85 de altura e pesa 80 kg tem IMC igual a 23,4. (O cálculo só vale para quem tem de 20 a 60 anos.)

O percentual de obesos também cresceu entre 2006 e 2009. A prevalência da obesidade entre homens quase triplica do grupo etário de 18 a 24 anos (7,7%) para 55 a 64 anos (19,9%). Quando se levam em consideração só as mulheres, o índice aumenta mais de três vezes na comparação das duas faixas etárias: de 6,2% para 21,3%.

Fonte: Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas)

Um comentário:

  1. Você observou que as campanhas contra cigarro foram maciças, ao ponto de excluir as propagandas da TV? Se isso fosse feito com alimentos gordurosos, guloseimas e bebidas, talvez daria resultados! As propagandas de cerveja são divertidas, engraçadas, e acabam gerando simpatia!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails