sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Distrações durante a refeição prejudicam a saciedade

Checar e-mails enquanto almoça? Comer assistindo televisão? Você pode acabar comendo mais do que imagina.

Pesquisadores fizeram com que 22 voluntários comessem uma refeição enquanto jogavam paciência no computador, enquanto outras 22 pessoas comiam a mesma refeição no mesmo período de tempo, mas sem estar distraídos. Eles disseram aos participantes que se tratava de um teste sobre os efeitos da comida na memória, mas na verdade estavam analisando o índice de satisfação das pessoas após uma refeição, quanto elas comiam num "teste de gosto" 30 minutos depois e com que sucesso conseguiam se lembrar exatamente do que comeram. Os resultados foram publicados online no "American Journal of Clinical Nutrition".

As pessoas que comiam distraídas não apenas foram as piores em se lembrar do que tinham consumido, mas também se sentiram significativamente menos satisfeitas depois do almoço, mesmo depois que os pesquisadores controlaram fatores como peso e altura. Nas sessões de teste de gosto, meia hora depois, eles comeram cerca de duas vezes mais biscoitos do que os que tinham almoçado mais concentrados, sem jogar paciência.

"Se for possível evitar comer diante de uma tela de computador ou qualquer outra atividade que o distraia, isso pode moderar a tendência a lanchar mais tarde do dia", disse Jeffrey Brunstrom, principal autor do estudo.

 Brunstrom, que é pesquisador de nutrição comportamental da Universidade de Bristol, na Inglaterra, disse que o problema reside em relembrar o que comemos.

"A memória desempenha um papel importante em regular o consumo de alimentos", ele disse, "e a distração durante a alimentação causa perturbações nesse sentido".


Fonte: Uol

4 comentários:

  1. Nossa, eu sempre faço isso, estou comendo um prato de macarrão aqui em frente ao computador. ehehehe.
    valeu pela dica, não pode mesmo.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. OI Aline... muito bom este post.... fiz uma matéria bem parecida, mas sobre os alimentos que saboram a dieta. Está neste link

    http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3190804,Conheca-os-alimentos-que-podem-boicotar-a-sua-dieta.html

    Bjos Clarisse

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails