domingo, 14 de março de 2010

Alimentos X Humor



Alguns alimentos têm o poder de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso humor. Conheça estes alimentos e seus mecanismos de ação e deixe o mau-humor de lado.

Carboidratos

A teoria mais difundida defende que a ingestão de carboidratos abre caminho para a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde ele será transformado em serotonina (neurotransmissor bastante conhecido como "substância química calmante").

Foi formulada a hipótese de que a sacarose (açúcar simples) age, determinando de alguma maneira a liberação de endorfinas. Isto explicaria a tendência de consumir petiscos doces nos períodos de estresse e a preferência por doces durante festas superanimadas.

Ovos, Fígado e Soja

A colina e a lecitina, presentes nos ovos, no fígado e na soja, afetam de maneira favorável o funcionamento do cérebro em pessoas com alteração de humor.

Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes e algumas leguminosas são fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo. Esse nutriente, quando reduzido no organismo, pode baixar os níveis cerebrais de serotonina. Deve-se saber, no entanto, que quantidades exageradas desse nutriente são tóxicas.

Carnes, grãos integrais e levedo de cerveja

São fonte de vitamina B6 que atuam no humor da mesma forma que o ácido fólico.

Frutos do mar e castanha-do-pará

Os frutos do mar também podem melhorar o humor, pois possuem um alto teor de selênio, mineral que reduzido em muita quantidade em nosso organismo pode causar depressão. A castanha-do-pará é também muito rica em selênio, porém sua forma de atuação ainda é desconhecida, no entanto, não descarta-se que os poderes antioxidantes do selênio estejam envolvidos.

Qual é o nutriente mais poderoso?

São os carboidratos. Embora o triptofano seja um aminoácido encontrado também em todas as proteínas completas como as carnes, o leite e os ovos, depois de uma refeição rica em proteínas, pouca quantidade desse aminoácido atinge o cérebro devido à competição com outros aminoácidos.

Constatou-se, no entanto que, por outro lado, depois de uma refeição rica em carboidratos, a insulina atua mais intensamente sobre os aminoácidos, realizando um papel de maior destaque na distribuição dos mesmos, assim, uma quantidade maior de triptofano é desviada para o cérebro fornecendo uma maior quantidade de serotonina.

Complexos vitamínicos funcionam também?

A suplementação vitamínica pode funcionar para uma melhora no humor já que a carência de algumas vitaminas pode contribuir para o mau humor. Sabe-se que a carência de vitamina B6 ou ácido fólico no organismo pode levar a uma diminuição na síntese de serotonina, neste caso, a suplementação agiria diretamente sobre o humor. No entanto, vale sempre lembrar que a melhor forma de obter esses nutrientes é por meio de uma alimentação equilibrada e variada.

Os vegetais de cores amarela, verde e vermelho são os melhores para o combate do mau-humor? Por quê?

Esses vegetais são fontes das vitaminas A, C e algumas do complexo B, assim, a ingestão adequada desses vegetais supre as carências vitamínicas deixadas pelos distúrbios de humor, e além disso, poderá aumentar a produção de serotonina, como citado acima.

O que deve ser evitado?

Cafeína (em excesso), álcool e alimentos com alto teor de gordura (já que o estresse prejudica o funcionamento do sistema digestivo).

Fonte: RG Nutri




3 comentários:

  1. Muito bem elaborado! Estais de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu Blog!! Parabéns...
    A matéria é muito legal e aguardamos mais postagens.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Li.. muito legal teu blog e o assunto bem interessante.. adoreiii

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails