terça-feira, 27 de abril de 2010

Açúcar Branco - O que mais precisamos saber ?!?

Não existe na natureza nenhum tipo de composto isolado e concentrado como a sacarose - o açúcar refinado. Todos os alimentos são compostos. Ele, o açúcar, é obra do homem, que conseguiu a façanha de retirar de um alimento integrado, como a beterraba e a cana, apenas um princípio químico ativo. Portanto, o açúcar refinado deve ser visto como uma droga, de preferência em duplo sentido, de modo a evidenciar a sua realidade.


Até cerca de 300 anos atrás a humanidade não usava aditivos doces na sua dieta ordinária. Este processo histórico prova que o açúcar branco é desnecessário como alimento. Foi só a partir dos dois últimos séculos que o açúcar começou a ser produzido e consumido de forma cada vez mais intensa. Com a sofisticação da técnica, purificou-se mais ainda o açúcar de cana retirando-se dele apenas a sacarose branca. Hoje somos uma civilização, consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar.

O corpo humano não necessita de açúcar branco.

Hoje, ingerimos mais “energia” do que precisamos. Paradoxalmente, quem come muito açúcar fica dependente organicamente do mesmo e tende a ter menos força. Grandes consumidores de açúcar geralmente são fracos, astênicos, que não podem fazer quase nada sem usar um pouco de doce.Por sua ação desmineralizante, antinutriente, condicionante, desreguladora e viciante, o açúcar é considerado um
dos produtos mais prejudiciais ao organismo.

Aqui, num dos maiores produtores de açúcar do mundo, (Brasil) consomem-se cerca de 200 g por dia – por pessoa, o que é pouco comparado aos EUA: 400 g em média, por dia. É claro que somos obrigados a falar em termos de média de consumo, pois existem aqueles que não usam nada, até grandes viciados que usam perto de 1000 g diárias e até mais.



Se entendermos que o açúcar é totalmente desnecessário para o organismo, que todo açúcar que o corpo precisa ele retira dos alimentos comuns (glicose) e que todo excesso de açúcar tem efeito desequilibrante, então podemos ter uma breve idéia dos perigos que o hábito representa. O consumo de açúcar está ligado às seguintes doenças:

  • Arteriosclerose
  • Hipercolesterolemia
  • Câncer
  • Hipoglicemia
  • Cáries dentárias
  • Obesidade
  • Deficiência imunológica
  • Osteoporose
  • Depressão psíquica
  • Reumatismo
  • Diabetes melito
O Que Usar? 

É necessário reaprender a sentir o sabor natural dos alimentos, sem acrescentar nada. Eventualmente poderemos usar mel ou açúcar natural de cana, o mascavo, em pequenas quantidades.

Percebemos que assim teremos até mais energia do que o normal, apenas por ter evitado desgastes excessivos com ingestão de superabundância de energia química. Apenas os cereais integrais, as frutas, o legumes etc. têm a capacidade de fornecer aquilo de que necessitamos.

No caso de desportistas e pessoas que produzem desgaste físico, uma certa quantidade de mel pode ser usada sem problemas.

Adoçantes artificiais são muito perigosos para a saúde, talvez mais que o próprio açúcar branco; o ciclamato e a sacarina são proibidos em numerosos países devido a seu potencial cancerígeno e teratogênico (deformações no feto). O aspartame, apesar de ser um produto dito "natural", é um derivado sintético da fenilalamina, capaz de produzir vários problemas orgânicos, mas de intensidade menor.

No caso de necessidade de adoçar, sugere-se a estévia verdadeira (em pó); existem falsificações e misturas de estévia nos chamados "adoçantes naturais" que não são recomendáveis.

Para que se tenha saúde e equilíbrio é preciso praticar uma alimentação sem açúcar branco, tolerando-se, eventualmente, mel ou açúcar mascavo em algumas guloseimas inevitáveis, como bolos de aniversários, tortas, etc. Para as crianças ou adultos dependentes dos alimentos muito adoçados, convém proceder a uma eliminação gradativa e inteligente dos mesmos; nessa fase, tanto o mel quanto o açúcar mascavo podem assumir uma função importante, até que se estabeleça uma dieta completamente natural.



Os perigos da Alimentação Moderna


Açúcar branco..............(Diabetes, hipoglicemia, cáries, osteoporose)

Enlatados...........................(Carências nutricionais)

Aditivos artificiais...................(Câncer, leucemia, dislexia, alergias)

Carnes(acomp: hormônios)................(Câncer, depressão, impotência)

Trangênicos....................(Depende do acompanhamento)

Presunto, frios....................(Câncer, miomas, cistos, menopausa)

Hamburgers, etc....................(Colite, anemia, carências)

Farinhas brancas..............................(Carências nutricionais)

Sal refinado...........................(Tireóide, Alzheimer)

Autor: Dr. Marcio Bontempo
http://www.drmarciobontempo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails