sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sal e Saúde Cardiovascular

A atual recomendação da Organização Mundial da Saúde é que o consumo diário de sal não exceda 6 g por dia, o que equivale a uma colher de chá. No entanto, o consumo está muito além disso. Nos países ocidentais chega a 10 g em média, enquanto que no Brasil, assim como nos países asiáticos e na Europa oriental atinge 12 g.

Para se ter uma ideia, um estudo recém-publicado pelo periódico British Medical Journal revela que uma redução de pelo menos 5 g no consumo diário de sal seria capaz de diminuir o risco de acidente vascular cerebral em 23%, e o de doenças cardiovasculares em 17%.

Isso significa que a redução do consumo de sal evitaria mais de um milhão de mortes ao ano por acidente vascular cerebral e outras três milhões por doenças cardiovasculares em todo o mundo, no mesmo período.

A explicação para isso está no fato do consumo de sal estar diretamente ligado a hipertensão arterial, que por sua vez está presente em cerca de 50% dos casos de doença das coronárias e em 60% dos acidentes vasculares cerebrais.
Estudos também têm alertado para um novo aliado da pressão arterial: o potássio. Já é consenso entre especialistas que o consumo regular de potássio é capaz de reduzir a pressão arterial. O ideal, portanto, é que pouco a pouco o sódio seja substituído pelo potássio em benefício da redução do risco de doenças cardiovasculares.
  • Sódio e Potássio
 Para aumentar o consumo de potássio, abuse de alimentos como feijão, ervilha natural, vegetais verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja. Na outra ponta, podemos começar a reduzir o consumo de sódio com a simples medida de retirar o saleiro da mesa. Para temperar a comida, o sal e outros condimentos industrializados devem dar lugar a ervas como a sálvia, tomilho, louro, cebolinha, alecrim, e outros, que podem temperar a comida adequadamente. Devem ser evitadas as conservas, enlatados e salgadinhos, bem como carnes processadas, embutidos e fast food.


Fique atento na quantidade sal usada na preparação dos alimentos em sua casa


1. Pegue como referência um pacote de sal de cozinha de 1 quilo ou
1000 gramas, o que equivale a 1000 dos saleiros representados aqui.

2. Divida a quantidade do pacote pelo número de pessoas que comem em casa. Para uma família de cinco pessoas, o resultado é de 200 gramas para cada membro.

3. Se o pacote acaba em um mês exato, divida o valor de cada pessoa por 30. No exemplo, se o produto durar o mês inteiro, cada pessoa dessa família de cinco membros ingeriu, em média, 6 gramas diários.

Se o resultado da sua casa for parecido com o do exemplo, maneirar será mais fácil, já que todos estão perto do ideal. Acontece que, além do sal usado na cozinha, você tem de considerar aqueles gramas de sódio presentes nos alimentos industrializados. Olhe o rótudo e tente maneirar também nos itens que capricham no mineral.

Fonte: Nutritotal e Revista Saúde é Vital por Regina Célia Pereira

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails