quinta-feira, 20 de maio de 2010

Isotônicos: consuma-os com moderação

Os isotônicos são populares entre os atletas das academias e entre os corredores. Trata-se de uma bebida rica em sais minerais e sódio, que é indicada a um propósito bastante especifico: hidratar atletas que realizam atividade física intensa.

A bebida foi desenvolvida para repor sódio e minerais perdidos no suor, a fim de promover a hidratação e também melhorar o desempenho dos atletas. E mesmo os atletas devem ter precauções antes de consumi-la: os isotônicos são recomendados após exercícios que durem mais de uma hora e que provoquem transpiração. Atividades muito leves não justificam o uso.

Quem não pode consumir isotônicos?

- Hipertensos devem controlar o consumo, pois essas bebidas são ricas em sódio, que pode elevar a pressão arterial. A dieta do brasileiro, naturalmente, já é rica em sódio - tem o sal da salada, do arroz, do feijão, biscoitos, enfim, uma série de fontes que suprem muito bem a demanda diária. A recomendação geral é que o consumo de cloreto de sódio seja de 6 g por dia, e cada garrafa de isotônico tem, em média, um décimo desse valor.

- Diabéticos, pois a bebida contém sacarose (açúcar).

- As gestantes e pessoas que sofrem de problemas renais não devem consumir, exceto com supervisão médica.

...e quem pode beber!!

Nem só de restrições vive o mundo dos isotônicos, tirando a questão do peso e de contra- indicações pontuais, o consumo pode ser feito por qualquer pessoa, desde que com moderação. Em algumas situações, a ingestão é até indicada por especialistas. "Pode ser usado em caso de desidratação, com recomendação do médico. Por conter água e minerais, evita a diarréia".
 
Não há consenso em torno da quantidade exata para cada indivíduo. A sugestão seria uma garrafa de 500 ml por dia e nada mais, como recomenda Sônia Trecco do Hospital das Clínicas de São Paulo, para os não adeptos da atividade esportiva.
 
**Resumo de Artigo: The potential for acid damage on dentin from sports drinks.
 
O consumo excessivo desses isotônicos pode ser bastante prejudicial aos dentes, segundo estudo apresentado na reunião anual da Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia, em Miami, Estados Unidos.
O trabalho, feito por pesquisadores da Universidade de Nova York, verificou que o consumo prolongado de bebidas esportivas pode promover uma condição conhecida como erosão dentária.
Segundo a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), erosão dentária é um processo progressivo e destrutivo, caracterizado pela perda do tecido duro dos dentes, por ação de ácidos contidos em bebidas, alimentos ou ainda provenientes do próprio organismo. A condição resulta no enfraquecimento e até mesmo na destruição do dente, independentemente da presença de bactérias.
Segundo os cientistas, o problema pode ser ainda maior se o usuário escovar os dentes imediatamente após o consumo desse tipo de bebida. Nesse caso, por conta de o esmalte estar amolecido, os dentes estariam mais suscetíveis às propriedades abrasivas dos cremes dentais.
“Para prevenir a erosão dentária, consuma bebidas esportivas com moderação. E, após a ingestão, espere pelo menos meia hora para escovar os dentes, para dar tempo de reendurecer o esmalte dentário.

Fonte: Só Nutrição, Agência Fapesp, Revista Viva saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails