sábado, 22 de maio de 2010

Proteína Texturizada de Soja, você conhece?

Para quem deseja diminuir o consumo de gorduras saturadas, ou também para aqueles que seguem uma dieta livre de alimentos de origem animal, a Proteína Texturizada de Soja pode ser uma excelente alternativa como substituta da carne.

Também conhecida como “carne de soja”, a Proteína Texturizada de Soja (PTS ou PVT – Proteína Vegetal Texturizada) é uma ótima substituta da carne em diversas receitas e também pode ser utilizada juntamente com carne em preparações, com a finalidade de aumentar o seu rendimento, já que rende até três vezes após ser hidratada.

  
Rica em proteína vegetal de soja de alta qualidade, cada porção de 50g (1 xícara de chá) possui 25g de proteína de soja. Seus efeitos benéficos já estão comprovados através de estudos que demonstraram que a ingestão diária de 25g de proteína de soja está associada à redução significativa do colesterol sanguíneo total, do colesterol LDL (o colesterol “ruim”), e também ao aumento do colesterol HDL no sangue (o colesterol “bom”). Todos estes fatores levam à redução do risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, o infarto e a trombose1. Mas lembre-se, uma boa alimentação sempre deve estar associada a hábitos de vida saudáveis.

E as vantagens não param por aí: além da Proteína Texturizada de Soja conter pequenas quantidades de gordura total e sódio, ela é rica em fibras. Apenas uma xícara de chá contém 9g de fibras, o que corresponde a 36% do total de fibras recomendado na dieta de adultos. Por ser um alimento de origem vegetal, a PTS não possui lactose, proteínas do leite e é isenta de glúten. Você pode utilizar esta proteína em molhos, ensopados, recheios, kibes, almôndegas, hambúrgueres, bolinhos, refogados e aonde mais sua criatividade for.
Fonte: semlactose.com

5 comentários:

  1. Olá!

    Ótimo post! Eu sempre penso na proteína texturizada da soja como um bom exemplo de como a industrialização de alimentos pode ser benéfica de algum modo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. ai que blog lindo :) estou te seguindo, da uma visitada no meu tb, nao tao lindo quanto o seu porque nao sei mexer nessas coisas de aparencia de blog :/ http://operacaodietas.blogspot.com, beijoos

    ResponderExcluir
  3. OLá Aline,

    Tenho sempre PTS em casa! Por ser prática e nutritiva, estou sempre modificando minhas receitas acrescentando a PTS.
    Adorei o blog, vou segui-lo!
    Te convido a conhecer o meu tb!

    ResponderExcluir
  4. Apenas corrigindo, a proteina texturizada da soja, contém 25g de proteina e 9g de fibra alimentar sim, porém em 1/3 de chicara de chá, nao em uma chicara inteira.

    ResponderExcluir
  5. Fiz hoje hamburguer de soja e adorei. É a primeira vez que aderi esta refeição no meu cardápio e recomendo que vale a pena.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails