sábado, 3 de julho de 2010

Falta de limpeza nas ecobags representa risco à saúde


As ecobags são consideradas uma das principais alternativas para a redução do uso de sacolas descartáveis, que causam grandes prejuízos ao meio ambiente. No entanto, os consumidores devem ter alguns cuidados básicos para que elas não representem nenhum risco à sua saúde.
Isso porque, as sacolas reutilizáveis que não são higienizadas acabam se tornando foco de bactérias – especialmente coliformes, como a E. coli e a Salmonella, que contaminam os alimentos e podem causar sérios problemas de saúde aos consumidores, ou até mesmo a morte. As crianças são as mais vulneráveis à contaminação, por possuírem um organismo mais frágil, e as regiões de clima quente, como o Brasil, são as mais propícias para a proliferação das bactérias.

O problema é facilmente combatido com uma rápida limpeza semanal nas ecobags.

A falta de informação dos consumidores acontece porque o governo e a própria mídia não divulgam informações sobre o assunto. Para mudar essa situação, pesquisadores sugerem que o governo promova iniciativas de educação ambiental, como, por exemplo, estimular os fabricantes das ecobags a imprimirem, nas próprias sacolas, instruções para a higienização do produto.

Além disso, é necessário a realização de campanhas que expliquem ao consumidor que, para evitar a proliferação de bactérias, é essencial que se use ecobags diferentes para transportar alimentos crus e outros tipos de artigos de consumo, como livros e roupas.

Leia Mais: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/excesso-sacolas-descartaveis-danos-meio-ambiente-546324.shtml

Fonte: Planeta Sustentável

4 comentários:

  1. Felizmente o uso das ecobagagens aumentou, é uma ótima iniciativa sustentável. Mas a higienização é muito importante, assim como de quase tudo relacionado ao contato com o alimento né?!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a impressão das recomendações de higienização seria um bom "lembrete"! Muito interessante Aline!

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline, já lhe sigo pelo meu site www.comportamentomagro.com.br. Vim agradecer a visita no nossopossivel.blogspot.com. É um prazer tê-la nos meus espaços, e importante, pois sempre recebo solicitações de profissioanis fora de Curitiba. Um beijo grande
    MSN - lukotaka@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá colega de turma e profissão, e vida aí no norte, como vai? aqui no sul esta friozinho hehe... redendo bons frutos.

    Usar as sacolas é uma atitude intelingente!
    Dica para higienização para quem quiser deixar as bactérias longe das sacolas.

    Lava-a com sabão em pó ou sabão em pedra;
    Enxaguar em água corrente;
    Em uma balde de água colocar álcool;
    Colocar a sacola nesta solução por 15 minutos, torcer e secar (não é necessário enxaguar);


    Fica a dica.

    Abraços Edimar

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails