quarta-feira, 7 de julho de 2010

O sal light pode ser consumido por qualquer pessoa?

Estudos relatam que a população brasileira tem consumido aproximadamente o dobro da quantidade diária de sal recomendada (no máximo 6g, o que equivale a 1 colher de chá ); consequentemente, o consumo do sódio também aumenta, sendo o sal a maior fonte deste micronutriente.

O sal light tem sido uma ótima estratégia para a redução no consumo de sódio e tem sido bastante utilizado pela população. A sua formulação apresenta uma redução em cerca de 50% da proporção de cloreto de sódio comparado à versão tradicional e apresentar maior proporção de cloreto de potássio. O aumento na proporção de potássio é interessante assim como a redução do sódio, principalmente para pessoas que sofrem de problemas cardíacos.

Além disso é mais suave - ideal para os paladares sensíveis, por deixar os alimentos menos salgados. Mas fique atento: se substituir uma colher de sal tradicional por duas colheres de sal light teremos praticamente o mesmo teor de cloreto de sódio

No entanto, deve ser consumido com orientação médica ou de uma nutricionista. E mais: é preciso observar atentamente o que é consumido em cada refeição. Afinal, de que adianta comer alimentos com sal light no almoço e no jantar optar por embutidos, enlatados, temperos prontos ou outros muito salgados?

Para pessoas que sofrem de problemas renais o consumo do sal light não é indicado, não pela restrição de sódio, e sim pela maior proporção de potássio. A dificuldade no funcionamento dos rins pode levar ao acúmulo excessivo de potássio no organismo e com isso desencadear paralisias musculares, distúrbios cardíacos e confusão mental.

Crianças e idosos devem consumir menos sal. Aconselha-se que os pais não adicionem a substância à comida das crianças até os dois anos de idade. Além de o leite materno e o sódio já presente nos alimentos suprirem suas necessidades, evita-se, com isso, que elas se acostumem a uma alimentação muito salgada, já que é nessa fase que se forma o padrão gustativo.

Já os idosos devem comer menos sal (o ideal seria cerca de 5 g por dia) porque tendem a reter mais sódio e também porque, com o envelhecimento, os vasos vão perdendo naturalmente a capacidade de distensão, sendo mais provável que desenvolvam hipertensão.

7 comentários:

  1. Olá. Gostei bastante da matéria. Passei para retribuir a visita e adorei. Parabéns.
    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, especialmente sobre não usar 2 colheres de sal light para substituir 1 do comum, na parte dos renais e também poupar o sal de cozinha e exagerar em embutidos e outros. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Meninas! Fico muito feliz em saber que gostam do que escrevo. Meu intuito é sempre transmitir conhecimento. Estou sempre no blog de vcs, bjão

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline!
    Muito boa a matéria! Informações muito importantes que nos fazem repensar o hábito de saleiros na mesa!
    Nunca usei o light, mas tenho diminuído o sal no preparo dos alimentos.
    Vou recomendar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!

    Muito bacana o post. Lá nos EUA estão discutindo as novas recomendações nutricionais, e o principal ponto é exatamente o sódio. As novas pesquisas indicam que uma quantidade maior que 1,5g de sódio por dia já pode afetar negativamente a saúde do indivíduo. Talvez, daqui a algum tempo, o Brasil siga esse mesmo caminho.
    Ah, um detalhe: o sódio não se encontra apenas no sal. O sódio se encontra em quantidades consideráveis nos cereais matinais (flocos de milho), pães, ketchup... Na realidade, até os adoçantes mais comuns contém sódio (como a sacarina sódica e o ciclamato de sódio) - é bom ficar sempre atento às quantidades.
    O problema do sal light, como você falou, é que ele salga menos que o sal comum. Assim, as pessoas acabam colocando maiores quantidades do sal light para compensar o paladar.
    O ideal é disciplinar os hábitos alimentares para que o consumo seja controlado, seja com o sal comum, seja com o light. Isso, claro, sempre sob supervisão médica e nutricional.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Eu queria tirar algumas dúvidas referente ao sal ligth, nos ultimos dia substitui o sal normal por o sal ligth, mas estou em dúvida se minha filha pode consumir ele também diariamnete nas refeições dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber meu filho tem 4 anos

      Excluir

Related Posts with Thumbnails