quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Qual o melhor momento do dia para administrar o Suplemento de Cálcio?


Ainda não há um consenso, porém a maioria dos pesquisadores sugere que o suplemento de cálcio seja administrado entre as grandes refeições, para que os efeitos das interações entre nutrientes sejam minimizados e o objetivo da suplementação alcançado.
As interações entre os minerais podem alterar a biodisponibilidade do cálcio, interferindo em sua absorção, transporte e armazenamento.

Estas interações podem ocorrer de forma direta ou indireta. As diretas são geralmente fenômenos competitivos que ocorrem durante a absorção intestinal ou utilização tecidual, enquanto as indiretas ocorrem quando um mineral está envolvido no metabolismo do outro, de modo que a deficiência de um acarreta num prejuízo de função do outro.

A absorção do cálcio é cerca de 20% a 40% da ingestão oral do mineral. Ocorre principalmente no duodeno e jejuno e é dependente da vitamina D e da proteína de ligação de cálcio. A maioria do mineral permanece circulante na forma iônica ou ligada à albumina. Sua principal forma de excreção é urinária, ocorrendo também pelas fezes, suor e pela bile, suco pancreático e saliva. A quantidade de absorção de cálcio depende do aporte dietético do mineral e de sua interação com outros nutrientes.

Quando a suplementação de cálcio é utilizada, o organismo recebe uma grande dose do mineral e deve-se atentar para algumas interações que podem diminuir sua biodisponibilidade assim como a dos demais nutrientes daquela refeição.

Por exemplo, os lipídeos, particularmente triglicerídeos e ácidos graxos saturados, formam sabões insolúveis com o cálcio dietético, reduzindo sua absorção e aumentando a excreção fecal.

O ácido oxálico, presente em alguns vegetais como beterraba, espinafre, semente de tomate, aspargo e também no cacau, chocolate, gérmen de trigo, nozes e feijões, forma complexos com o cálcio que não são absorvidos, mas excretados pelas fezes.

Experiências clínicas provaram que quando o cálcio é ingerido em grandes quantidades (com o uso de suplementação) em uma refeição, há redução na absorção do ferro não-heme, do fósforo e do zinco. Por isso, acredita-se que a suplementação deve ser oferecida nos intervalos das refeições.

Autor(a): Iara Waitzberg Lewinski

Fique atenta (o) a recomendação de ingestão de cálcio diariamente para sua idade e consuma alimentos fontes de cálcio como leite e derivados, vegetais, cereais, frutos secos, entre outros. Em caso de dúvida procure um Nutricionista.

3 comentários:

  1. Suas dicas são ótimas.Vim pagar promessa rsrs ganhei selinho e vou te oferecer, peca no meu cantinho,Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica viu...voltei hoje e ja pensei em ler seu blog,adoro ele, hehehe!!! To sem tempo,mas de vez enquando posto algo no meu blog tb, lembre de visita-lo...saudade de ta aqui lendo, mas estou um pouco atarefada mesmo, em setembro estarei de volta definitivamente, beijoos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails