sexta-feira, 19 de março de 2010

Quinua e suas propriedades

A QUINUA é um grão nativo dos Andes, considerada sagrado pelos incas e, uma alternativa alimentar altamente nutricional pelo homem moderno. É conhecida também como o “trigo dos incas” e é um tipo de cereal que produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Os povos indígenas sempre usaram as sementes em sopas, pães e bebidas fermentadas. Junto com batatas e milho, a quinua é um alimento básico para os povos em desenvolvimento nos Andes.
É isenta de glúten e seu principal mérito é que seus grãos possuem proteínas de alto valor biológico, ou seja, são bastante aproveitadas pelo organismo. Oferece aminoácidos essenciais, especialmente a lisina, que participa do desenvolvimento e crescimento celular, importante para crianças, pois a lisina está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e aprendizagem.
Além de apresentar alto teor de proteína, possui quantidades importantes de minerais e fibras.
Assim, é considerado pela FAO um vegetal completo. Possui quantidades consideráveis de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Dentre as vitaminas destacam-se: vitamina A, E, C, tiamina, riboflavina e niacina.
Além das crianças, a quinua é indicada também para os atletas, pois participa na recuperação de fibras musculares, é de fácil digestão, contém pouca gordura e os beneficia devido q quantidade de aminoácidos presente.
Outros grupos beneficiados pelo consumo da quinua são: vegetarianos restritos, celíacos (que são intolerantes ao glúten presente na farinha de trigo) e populações carentes de países pobres.
AS FORMAS DE PREPARO são variadas, podendo os grãos ser incorporados a saladas, bolinhos ou cozido da mesma forma como o arroz. Os flocos podem ser consumidos com iogurte, frutas, e a farinha no preparo de massas.
A quinua possui elementos tóxicos, ou antinutricionais, como os inibidores da tripsina e saponina, que vão diminuir o valor biológico das proteínas. Porém pode ser consumida quando lavada adequadamente antes de seu preparo culinário.

Fontes:
http://www.rlc.fao.org/prior/segalim/prodalim/prodveg/cdrom/contenido/libro03/cap8_1.htm#10

http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/quinua.doc

http://www.planetaorganico.com.br/quinua1.htm

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fev2000/pagina4-Ju149.html

3 comentários:

  1. Gostei desta dica...bem interessante!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo... Ainda to me acostumando com este negocio de Blogger
    Por aqui graças a Deus ta bem...Melhor do que esperava

    Bjão Aline
    Grande abraço

    $uce$$o pra nós

    ResponderExcluir
  3. Olá,obrigada pela informação sobre toxidade da quinua q eu n sabia.tenh ingerido as semnte cruas no caf´-eda manhã junro com granola, aveia e semente de linhaça. Será que posso ter me intoxicado? Qual o sintoma? grata se puder dar um retorno para caramory@uol.com.br. doravante vou germinar, pois não gosto de cozinhar alimentos nobres. Ouvi falar tbm de toxidade da linhaça marron, é verdade? Quais outros grãso são toxicos?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails