sexta-feira, 11 de junho de 2010

Poluição do ar e risco de parada cardíaca

Mais um estudo traz evidências de que a poluição do ar pode ter um terrível efeito para o sistema cardiovascular. Realizado pela Universidade de Monash, na Austrália, o recente estudo mostra que, quanto mais poluído está o ar, maiores as chances de as pessoas sofrerem uma parada cardíaca. De acordo com os pesquisadores, o material particulado no ar - composto de fuligem, poeira e outros poluentes - é perigoso para pessoas com problemas cardíacos já existentes, mas também podem desencadear infarto e até morte súbita em pessoas sem sintomas aparentes de doença cardiovascular.

Avaliando mais de 8 mil casos de parada cardíaca entre pessoas com mais de 35 anos, os pesquisadores descobriram que, após um aumento na concentração das partículas poluentes no ar, havia um aumento considerável nos riscos de parada cardíaca, que permanecia alto pelos dois dias posteriores. Os resultados mostraram que, para cada aumento de 4,26 microgramas por metro cúbico de ar, o risco aumentava em 4% em 48 horas.

Apesar de os riscos individuais de parada cardíaca serem baixos - cerca de um caso a cada 2 mil pessoas a cada ano nos EUA, segundo a Associação Americana do Coração -, e de o estudo não ter comprovado que a poluição é causa desses problemas, os pesquisadores defendem uma política constantes de redução da poluição, como forma de proteger a saúde da população. Isso porque o estudo mostra que, mesmo um aumento da poluição bem menor que o padrão de qualidade do ar na Austrália aumentaria os riscos cardíacos.                                         

2 comentários:

  1. eita que eu fico preocupadissima com essas coisas...salvandoomeio ambiente salvaremos nossas vidas também gente,pensem nisso!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aline,
    Perdemos até o direito de respirar! ):
    Está fofo seu blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails