quarta-feira, 23 de junho de 2010

Use seu cardápio a favor da beleza

Todas as mulheres têm verdadeiro pavor da celulite. Também, não é difícil perceber o porquê. Os furinhos na pele que começam pequenos e discretos, com o tempo podem deixar a pele cada vez mais deformada, principalmente na região das coxas e do bumbum. O que poucas pessoas sabem é que a celulite não é apenas um problema estético, e sim uma indicação de que alguma coisa no organismo não vai bem. Resumindo, a celulite nada mais é que um processo antiinflamatório da pele, ocasionados pela má nutrição e pelo excesso de toxinas que recebemos no dia-a-dia.

Alimentação X Celulite

Os cremes até ajudam, mas precisam ser usados em conjunto com uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Na alimentação, a primeira atitude a ser tomada é reduzir a ingestão de sal, já que este mineral prejudica a eliminação de toxinas e favorece a má circulação sanguínea.

Refrigerantes também possuem sódio na fórmula e devem ser evitados. Já o consumo de proteínas magras deve ser aumentado já que elas têm um papel importante na recuperação do tecido colágeno. Evite, porém, alimentos gordurosos, pois a gordura aumenta o tamanho das células danificando ainda mais os tecidos já afetados.

Água é outra coisa que não pode faltar no cardápio anti-celulite. Seu consumo combate o inchaço, ajuda a limpar o organismo e o mantém hidratado. Alimentos ricos em fibras auxiliam no funcionamento do intestino e verduras, legumes e frutas fornecem nutrientes importantes para a regeneração da pele, como minerais e vitaminas.

Na lista dos alimentos antiflamatórios estão os ricos em ômega-9 e ômega-6, como azeite de oliva e castanha, respectivamente. Os ricos em vitamina E (também encontrada nos óleos vegetais e sementes). A lima da pérsia e a melancia também se destacam no cardápio antiinflamatório, por ter ação desintoxicante. Vale a inclusão do óleo de linhaça e de cártamo no cardápio.

Alimentos que não podem faltar no seu cardápio
  • Aveia: rica em silício, ajuda a reorganizar as fibras de sustentação da pele, prevenindo a celulite;
  • Alimentos antioxidantes (frutas cítricas, verduras verde escuras e oleaginosas): por serem fontes de vitaminas A, C e E, combatem os radicais livres, que em excesso comprometem o funcionamento do organismo;
  • Carnes magras: suas proteínas ajudam na formação dos músculos;
  • Fibras: cereais integrais, frutas e verduras fazem o intestino funcionar melhor, ajudando a limpar o organismo;
  • Água: o consumo de cerca de 8 copos ao dia estimula o funcionamento dos rins e do sistema linfático, ajudando a eliminar toxinas e líquidos acumulados. 
Exercícios X Celulite

A combinação de exercícios aeróbicos (correr, andar de bicicleta ou dançar) e musculação também ajudam a diminuir a gordura, tonificar os músculos e aumentar o metabolismo do corpo. Essas ações ajudam a reduzir a pressão que a celulite faz sob a pele. Lembrando, que os exercícios são importantes principalmente para mulheres em fase de envelhecimento, que naturalmente perdem massa muscular e o metabolismo torna-se mais lento.

Independente do motivo pelo qual você tenha celulite é certo que a diminuição da gordura corporal ajuda a diminuir o acúmulo da celulite.

7 comentários:

  1. Olá! Muito bom, só falta nesse cardapio Óleo de Linhaça e Cártamo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh é mesmo Vera, bem lembrado! vou acrescentar
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Hum...vou cuidar para não faltar esses ítens em meu cardápio!
    Ficar saudável e mais bela, tudo que queremos!!! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal teu blog Aline. Muito bem escrito e esclarecedor. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo seu blog, parabéns! Atualizando o meu na medida de disponibilidade, estou trabalhando por uma sociedade com mais qualidade de vida! Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Recomendações fundamentais!!! Até quem não tem celulite deve se preocupar com a prevenção! Ser bonita tem tudo a ver com qualidade de vida!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu blog.
    estou te seguindo, se quiser conhecer o meu.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails