quinta-feira, 22 de julho de 2010

Diferença entre os Leites A, B e C

Os leites dos tipo A, B e C possuem praticamente a mesma composição nutricional. A diferença entre eles está no tipo de rebanho, ordenha, processo de obtenção e número de bactérias presentes após pasteurização.

A Instrução Normativa no 51, de 18/09/2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contém os regulamentos técnicos de produção, identidade e qualidade dos diferentes tipos de leites, descritas a seguir:

  • O leite tipo A é obtido de um único rebanho e não há contato manual com o leite em nenhuma fase do processo, ou seja, a ordenha é mecânica e o leite segue por tubulações diretamente para o compartimento onde sofre pasteurização, homogeneização e envase. O número máximo de bactérias permitido para este leite é de 500/ml.

  • O leite tipo B é obtido de rebanhos diferentes e sua ordenha pode ser realizada mecânica ou manualmente. O leite deve ser refrigerado no próprio local da ordenha (propriedade rural) por até 48 horas em temperatura igual ou inferior a 4ºC e transportado em tanques até o local apropriado, onde será processado. O número máximo de bactérias permitido para este leite é de 40.000/ml.

  • O leite tipo C tem a mesma origem e tipo de ordenha do leite tipo B. Entretanto, não é refrigerado na fazenda leiteira. Após a ordenha, o leite é transportado em tanques até um local apropriado (estabelecimento industrial) até as 10:00 h do dia de sua obtenção, onde só então é processado, seguindo os prazos estipulados por lei. Este processo eleva bastante o número de bactérias presentes no leite, que pode chegar, por determinação da lei, a 100.000/ml.



Fonte: Nutritotal

3 comentários:

  1. Apesar de eu sempre tomar leite de caixinha, é sempre bom saber as diferenças, mas eu bem queria saber se o que eu ouvi sobre não ser muito bom adulto tomar muito leite é verdade. Muitos amigas que passam com médicos ortomoleculares dizem para tirar o leite da alimentação.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kiki! Eu não vejo problemas no consumo do leite, aliás, ele faz parte da dieta do homem há milênios. Ele tem todos os aminoácidos necessários para a construção e recuperação dos nossos músculos, além de ser a fonte mais importante de cálcio na alimentação humana. Salvo em alguns casos de intolerância à lactose, deficiência de galactoquinase, alergia à proteína presente no leite, ele pode ser consumido sim.

    ResponderExcluir
  3. Eu também achava que não tinha nada demais, afinal, quase tudo que consumimos tem leite!....rs...(iogurte, manteiga, requeijão, creme de leite, leite condensado)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails