segunda-feira, 12 de julho de 2010

Frutas Secas - uma variedade cada vez maior

Temos por hábito consumir frutas secas apenas nas festas de final de ano, como uma tradição e não estamos falando apenas de nozes, avelãs, castanhas-do-pará que já vêm naturalmente secas da natureza, mas dos figos, damascos, tâmaras e outras frutas que nos lembramos de comê-las secas, desidratadas, em forma de passas, apenas nessa época do ano, por uma questão de simples tradição.

A secagem das frutas surgiu por necessidade, para guardar as frutas sem que elas se deteriorassem rapidamente, inventou-se na Antiga Roma o hábito de desidratar frutas. Elas eram expostas ao sol ou em câmaras de vapor. Dessa forma podiam ser guardadas e até levadas por soldados em campanhas de guerra.

Naturalmente, as técnicas de secagem evoluíram com o tempo e além das frutas também outros tipos de alimentos passaram a ser tratados da mesma forma- durante as duas guerras mundiais ocorridas no século passado, os EUA desenvolveram técnicas para a secagem de mais 160 tipos de vegetais que eram distribuídos para as tropas militares em guerra. Ricas em açúcares, na época, eram utilizadas por viajantes e soldados para repor as energias.

Atualmente, são muitas as frutas que podem ser consumidas na versão seca, numa variedade cada vez maior de tipos, sabores e texturas: abacaxi, ameixa,banana,laranja,limão,maçã,mamão,manga,pera,uva. Nesse estado, as frutas ganham potencial nutriente, tornam-se mais calóricas e estimulam melhor o funcionamento do intestino.

Desidratadas, duram mais, são mais fáceis de guardar, por ocupar menos espaço (100g de uma fruta desidratada podem corresponder, em volume, a um quilo da fruta in natura), mais fáceis de transportar (ótima opção para os lanches escolares) e ajudam no exercício da mastigação, principalmente das crianças. Então, não há porque limitarmos o consumo delas ao Natal e Ano Novo - tanto que já nos habituamos a comer uvas (passas) e o tomate seco o ano inteiro.

Concentradas, as frutas secas tendem a ser ricas em calorias - podem ter até cinco vezes o número de calorias da versão fresca. No caso do damasco, por exemplo, o valor energético de 100 gramas da fruta in natura, de 48 calorias, salta para 238 na versão seca. Por isso, apesar de saudáveis, requerem consumo moderado. A única perda importante inevitável é a de nutrientes hidrossolúveis, como a vitamina C.

Faça em Casa --> para secar frutas como abacaxi, banana, maçã,manga e pera, proceda da seguinte forma:
1. Lave e corte a fruta fresca em fatias bem finas, com mais ou menos 3 milimetros de espessura.
2. Disponha as fatias numa forma untada ou de superfície antiaderente, evitando sobreposições.
3. Coloque-as no forno à temperatura de 80ºC ppor uma hora e meia.

Adição e Substituição: Frutas secas, picadas ou não, podem ser acrescentadas a saladas, iogurtes e sorvetes. São ótimas como petisco e substituem muito bem doces e chocolates, sendo ótima opção para lanches e sobremesas. Também substituem balas e chicletes, como meio de vazão da ansiedade e até evitam a superalimentação, já que proporcionam uma sensação mais prolongada de saciedade.

3 comentários:

  1. Oi gostei das dicas.Beijinhos.estarei te seguindo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aline!
    Não lembro de comer frutas secas, apesar da praticidade. Preciso adquirir esse hábito!
    Gostei da receita, é bem fácil.
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails