sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Riscos de dar remédio às crianças em colheres domésticas

Especialistas americanos e gregos recomendam que os pais não usem colheres de casa para dar remédios às crianças, pois elas podem apresentar diferenças significativas de quantidade, aumentando os riscos de overdose de medicamentos. De acordo com pesquisadores do Instituto Alfa de Ciências Biomédicas, na Grécia, as diferenças de capacidade das colheres são tão grandes que, usando uma colher de chá, um pai pode dar à criança uma quantidade de remédio 192% maior do que usando outra colher do mesmo tipo. E as diferenças para as colheres de sopa são de, aproximadamente, 100%. 

Avaliando 71 colheres de chá e 49 colheres de sopa de 25 residências gregas, os pesquisadores descobriram que a capacidade das primeiras variava de 2,5 ml a 7,3 ml, enquanto a capacidade das colheres de sopa variava de 6,7 ml a 13,4 ml. “As variações entre as medidas das colheres domésticas são consideráveis e, em alguns casos, não têm relação com as colheres calibradas incluídas em muitos remédios infantis comercialmente disponíveis”, destacou o pesquisador Matthew Falagas. Além disso, quando pediram os pais para medirem 5 ml de remédio em uma colher calibrada, os pesquisadores notaram que quase todos colocavam entre 4,8 ml e 4,9 ml.

Baseados nesses resultados, os especialistas recomendam que os pais utilizem seringas com medidas para darem medicamentos líquidos na boca da criança, pois, além de indicar a quantidade exata, as seringas evitam que crianças relutantes em tomar o medicamento derramem o remédio. “Dosar e administrar medicação para crianças é diferentes dos adultos, pois as doses precisam ser ajustadas para idade e peso corporal e, como resultado, as crianças são consideradas mais vulneráveis a erros de dosagem”, escreveram os autores. “Seringas de baixo custo para medicamentos estão disponíveis nas farmácias, são fáceis de usar e darão aos pais mais confiança de que estão dispensando a dose correta”, concluíram.

 Fonte: Blog saúde uol

4 comentários:

  1. Bom dia!!! Precaução é sempre bem vinda né! Temos que ficar atentas aos detalhes;
    Beijos e ótimo final de semana!
    Pensamentos positivos!:)

    ResponderExcluir
  2. Olha que interessante. Nunca havia pensado por esse lado e o que mais fazemos é dá o remédio com uma colher.
    Muito bom e obrigada por essa dica! Temos mesmo que precaver acidentes.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Sinto-me orgulhosa de saber que estais fazendo um trabalho de conscientização.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. isso é bem interessante.. por isso só dou remédio na seringa dosadora.... ve se manda noticias sumida bjuss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails