segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A importância do ferro e do ácido fólico na saúde da gestante

As mulheres, principalmente as gestantes, devem ingerir uma alimentação equilibrada e variada, com cereais integrais, frutas, vegetais, gorduras mono e poliinsaturadas, laticínios e carnes com pouca gordura. Entretanto esse grupo têm necessidades especiais e devem atentar para o consumo de alguns nutrientes especiais, como ferro e ácido fólico.


*Ferro

O ferro é um dos alicerces para uma ótima saúde e energia. As boas fontes na alimentação incluem as carnes vermelhas, frango, peru, peixes, feijão, lentilha, vegetais de cor verde escura, como couve ou espinafre, e alimentos fortificados. A absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal é aumentada quando ingeridos junto à uma fonte de vitamina C, como morango, limão, laranja, entre outros.

Na gravidez, há um aumento das necessidades deste mineral para suprir a expansão da massa eritrocitária da própria gestante, a formação do sangue da placenta e do feto e, ainda, para compensar as perdas durante o parto.

A dieta normal nem sempre é suficiente para suprir as necessidades de ferro na gestação. Por isso, tem sido proposta a suplementação de 27 mg/dia de ferro elementar ou sulfato ferroso a partir do segundo trimestre de gestação, e de 9 mg/dia para lactantes (ou 10 mg/dia para lactantes com idade inferior a 18 anos).

*Ácido fólico

O ácido fólico é a vitamina B9 do complexo B. Também conhecido como folato, quando encontrado naturalmente nos alimentos.
Na fase gestacional, o ácido fólico é necessário para prevenir defeitos de fechamento do tubo neural, como anencefalia e espinha bífida, além de lábio leporino e fenda palatina; malformações cardíacas e do trato genito-urinário; prematuridade e baixo peso ao nascimento.

A suplementação de folato deve ser iniciada ainda antes da concepção, pois o tubo neural, estrutura precursora do cérebro e da medula espinhal, se fecha de 22 a 28 dias após a concepção, ou seja, antes mesmo da mulher constatar a gravidez, que geralmente acontece somente após o atraso da menstruação, em geral 20 a 30 dias após a concepção.

O folato age como coenzima em várias reações celulares fundamentais e é necessário na divisão celular, principalmente quando há crescimento rápido.

A suplementação de ácido fólico três meses antes da concepção e nos três primeiros meses da gestação é suficiente para reduzir em até 95% os problemas de malformação fetal.

Como a gestação nem sempre é programada, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em ácido fólico todos os dias.

Assim, a suplementação de ácido fólico deve ser de 400 mcg/dia para as mulheres que pretendem engravidar, de 600 mcg/dia para gestantes e de 500 mcg/dia para lactantes, além do ácido fólico consumido naturalmente na dieta.

As principais fontes alimentares de ácido fólico são espinafre, feijão branco, aspargos, couve de bruxelas, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua e amendoim. Deve-se, no entanto, evitar o cozimento prolongado dos alimentos, que pode destruir até 90% do ácido fólico.

Portanto, cuide-se!!

Fonte: Nutritotal

11 comentários:

  1. Oi Aline, excelente post...

    Vale ressaltar que o Ministério da Saúde possui o PROGRAMA SAÚDE DE FERRO, onde ambos, sulfato ferroso e ácido fólico, são distribuídos gratuitamente na rede pública às gestantes em período pré-natal e as lactantes em puerpério.

    Nós profissionais devemos incentivar às gestantes quanto ao seu consumo, pois a maioria não dá importância com medo de engordar... oq é um mito!!!

    Somente conseguimos convencê-las quando elas veem um bebê que nasceu com as más formações mais comum: o lábio leporino e a fenda palatina...

    Parabéns pelo post!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no segundo trimestre de gravidez, porém a médica ainda n acha necessário eu tomar o sulfato ferroso. Tem data exata p eu começar a tomar?

      Excluir
    2. Estou no segundo trimestre de gravidez, porém a médica ainda n acha necessário eu tomar o sulfato ferroso. Tem data exata p eu começar a tomar?

      Excluir
  2. qual o melhor e mais barato remedio para anemia?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post. Parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olha, se a anemia já existe, indico o sulfato ferroso, que no caso de gestantes é distribuido gratuito pelo governo ...mas em alguns casos, apenas a alimentação rica em alimentos fontes de ferro e vitamina C já resolve o caso!

    ResponderExcluir
  5. ola boa noite gostaria de saber tempo do uso do sultafo ferro e o acido folico durante a gravidez! agradecida

    ResponderExcluir
  6. Ola td bem eu no inicio da gravidez passei mal e a partir do 4mes e k comecei a 2 por dia sera k faz mal?

    ResponderExcluir
  7. Eu estou grávida e estou com 18 semanas comecei a tomar o ácido Folico e Sulfato ferroso com 6semanas de gravidez e não parei até hoje . Quero que meu filho(a) nasça com saúde .

    ResponderExcluir
  8. minha esposa nao toma direito o acido folico e nem o sulfato ferroso. meu filho pode nascer cm problemas de saude ?

    ResponderExcluir
  9. daiana estou com 25 semana e tomo sulfato ferroso e acido folico des os trez meses que comecei fazer o pre natal

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails