sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gordura Trans: Tenha Cuidado

Afinal, o que são gorduras trans?

São gorduras insaturadas que sofrem um processo de hidrogenação das gorduras vegetais (quando os líquidos em temperatura ambiente passam para a forma sólida ou semissólida).

Para que servem?

Ela serve para dar mais consistência aos produtos, melhorando sua textura, deixando-os mais crocantes e conservando-os por mais tempo.
Onde são encontradas?

As trans estão presentes nas batatas fritas, nos bolos, nos biscoitos cream cracker e nas bolachas recheadas, em bolos, no chocolate, nos salgadinhos, nas massas folhadas, no sorvete, na pipoca de microondas, na margarina e em muitos outros alimentos industrializados.

O resultado direto são malefícios à saúde: “Embora seja de origem vegetal, a trans é modificada industrialmente e, graças a esse processo, o corpo humano não consegue absorvê-la.

Como é possível controlar o consumo da gordura trans?

A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham.



Consumo excessivo de gordura trans pode levar à depressão

Que a ingestão de gorduras trans e saturadas traz prejuízos à saúde já é de conhecimento de todos, mas agora, novo estudo realizado na Espanha mostra que o consumo dessas gorduras aumenta as chances de a pessoa sofrer de depressão. Realizado nas Universidades de Navarra e Las Palmas, o estudo analisou 12 mil voluntários durante seis meses, e concluiu que quanto maior a quantidade de gorduras trans e saturadas, maiores as alterações mentais.

O acúmulo de gordura no abdômen pode gerar alterações hormonais e produzir substâncias inflamatórias que interferem no funcionamento do cérebro. O risco de depressão aumentou 48% com a ingestão de gorduras trans e saturadas. Por outro lado, a pesquisa mostrou também que o consumo de gorduras “boas”, como aquelas presentes no azeite de oliva e nas gorduras poli-insaturadas, presentes em peixes e óleos vegetais, provocam melhoras na saúde mental dos voluntários.

3 comentários:

  1. Gostei bastante das informações dadas por seu post. Vale lembrar também que mesmo que o alimento diga que é isento de gorduras trans, pode haver a presença deste produto. Identificar a presença de gordura vegetal hidrogenada ou parcialmente hidrogenada na lista de ingredientes ajuda a saber se o alimento tem ou não trans em sua composição.

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito bacana e muito informativo, vou colocá-lo na minha lista de favoritos. O meu ainda está engatinhando.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline, estou chegando agora e pretendo voltar sempre, gostei muito de encontrar alguém falando sobre obesidade infantil, como mãe sofro com o este problema...minha filha de nove não é obesa mas sofre chacotas na escola por causa do peso, ela tem 9 anos e isto está afetando seu aprendizado e integração. Já estou te seguindo e vou passar por aqui com ela para que ela mesma leia seus posts. Obrigada e parabéns.
    http://paravoceeufizassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails