terça-feira, 11 de maio de 2010

Dormir pouco favorece o aumento de peso

Está tentando perder um pouco de peso? O tamanho das porções que você come e a prática de exercícios são fundamentais. Mas não se esqueça de uma boa noite de sono.

Os cientistas sabem há muito tempo que uma noite de sono insuficiente está associada ao ganho de peso. Um bom exemplo é um estudo publicado em 2005, que analisou 8 mil adultos ao longo de vários anos. Dormir menos de sete horas por noite correspondeu a um risco maior de ganho de peso e obesidade, e o risco aumentou para cada hora de sono perdido.

Estudos mais recentes analisaram a situação de forma ainda mais profunda. Um deles, publicado este ano no “The American Journal of Clinical Nutrition”, mediu a ingestão de alimentos de um pequeno grupo de homens em dois períodos de 48 horas: em um deles os participantes dormiam oito horas; no outro os participantes dormiam apenas quatro.

Depois da noite de sono curto, os homens consumiram mais de 500 calorias adicionais (aproximadamente 22% a mais) do que depois da noite de oito horas de sono. Um estudo da Universidade de Chicago do ano passado fez descobertas similares, tanto em homens quanto em mulheres: os participantes consumiram muito mais calorias de lanches e carboidratos depois de cinco horas e meia de sono, em comparação a uma noite de oito horas e meia de descanso.

Alguns estudos colocam a culpa nos hormônios, defendendo que a diminuição do sono cria um aumento repentino no peptídeo 28, que estimula o apetite, e uma redução da leptina, que sinaliza a saciedade. Porém, são necessários estudos mais profundos.

Portanto, perder horas de sono pode aumentar o apetite e, como resultado, favorecer o ganho de peso.

Fonte: Site Uol (Ciências e Saúde)

7 comentários:

  1. Adoro as tuas criatividades no blog.... Fiz um twitter, faz um para vc e agente vai trocando idéias... O que acha?
    Abraços
    Clarisse

    ResponderExcluir
  2. AH! Onde vc descobre tanta coisa diferente para o blog?
    Bjs
    Clarisse

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Que bom q gostou da matéria, seu Blog é muito interessante,PARABÉNS!
    Já virei uma seguidora ;)

    bjO

    ResponderExcluir
  4. OI
    Concordo que é Mc faz sucesso, mas o que comemos atrás daqueles hamburgueres cheios de gorduras e calorias, além disso, vencidos! Temos que comer muitos alimentos para aumentar a nossa imunodade e pré e probióticos para recuperar a nossa flora intestinal ehheeheh
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aline! Agora também estou te seguindo. Lindo blog. E sobre a postagem, dormir é bom, e ser magro também! Vamos ensinar às pessoas a unirem o útil ao agradável!

    ResponderExcluir
  6. ah éé.. vc tbm é de SC, que cidade? Vamos manter contato sim!!
    um bjOOO

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante este teu post...Parabéns!!!
    Sempre em busca de novidades...é isto ai.
    Bjusss Mãe

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails